teste de js
Docs. selecionados:

Pesquisa Avançada
Voltar aos arquivos



Info

Daniel Ricardo
A documentação do acervo Daniel Ricardo (Daniel Caldas Gomes Ricardo, 1941-2015) diz respeito ao movimento estudantil, entre 1957 e 1967, sendo a sua maior parte relativa à Crise Académica de 1962.
Na organização da base de dados, deu-se especial destaque à Crise Académica de 62, considerando a importância que têm no acervo os documentos a ela referentes. Optou-se por individualizar o conjunto de comunicados numerados que foram produzidos pelas Associações de Estudantes, durante os meses de Março a Julho de 1962.
Igualmente se destacou o grupo de fotografias existentes neste acervo, que ilustram momentos das manifestações estudantis e repressão policial, durante a crise de 62, além de outras concentrações de estudantes em anos posteriores.

Instituição
Fundação Mário Soares

Nota biográfica/Institucional
Daniel Caldas Gomes Ricardo nasceu em Lisboa, a 5 de Maio de 1941, e é jornalista.
Frequentou a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, tendo sido membro da Associação Académica entre 1962-1963.
Iniciou-se no jornalismo em 1968 no jornal "A Capital". Trabalhou também na revista "Flama", e nos jornais "O Século Ilustrado", "Diário de Notícias", "O Diário", "Se7e" e "O Jornal".
Foi editor executivo da revista Visão e docente na Universidade Independente onde leccionou disciplinas na área de Ciências da Comunicação.
Integrou também o júri dos prémios Gazeta de Jornalismo, do Clube de Jornalistas, e foi membro do Secretariado da Comissão da Carteira Profissional dos Jornalistas, do Conselho Geral do Sindicato dos Jornalistas e presidente do Conselho Fiscal do Clube de Jornalistas.
Faleceu em 13 de Fevereiro de 2015.

Dimensão
Este fundo é composto por 2 pastas de arquivo.

Estado de Tratamento
Integralmente tratado.